
O marketing digital sempre se baseou a criar um relacionamento com o consumidor final, várias empresas estão apostando em criar relacionamento com seus clientes. Uma boa estratégia que está cada vez mais ganhando espaço no planejamento de grandes empresas é o Inbound Marketing.
Mas afinal, você sabe o que é e como faz uma estratégia de Inbound Marketing ser bem sucedida?
Continue acompanhando nesse artigo que você vai descobrir mais sobre essa estratégia.
O que é Inbound Marketing
Conhecida também como Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias que visa compartilhar conteúdo com um determinado público-alvo, para conquistar o direito de se comunicar com seu potencial cliente de forma direta e criando um relacionamento duradouro.
A ideia do Inbound Marketing é atrair seu público por meio de conteúdos relevantes para eles, com isso fica mais fácil você apresentar suas soluções e serviços para o consumidor, ou seja, você faz com que a pessoa que consome seu conteúdo entenda o problema que ela quer resolver e apresenta a solução para isso (seu produto ou serviço).
Benefícios do Inbound Marketing
Agora que você entendeu mais sobre o que é o Inbound Marketing, vamos entender mais sobre quais os benefícios que essa estratégia pode trazer para sua empresa:
Qualificação
Umas das principais funções do Inbound Marketing é fazer com que ao longo do tempo seu potencial cliente esteja preparado para comprar seu produto ou serviço.
Para isso existem várias estratégias que vamos falar ao longo do artigo que podem auxiliar nesse processo de “aquecer o cliente” para a compra.
Segmentação de público
Definir para quem seus esforços vão ser voltados é essencial para qualquer empresa, por isso o Inbound marketing é a chave para isso.
Vamos supor que sua equipe de vendas tenha um grande número de leads, mas ainda não sabe em que ponto esse cliente se encontra, a venda nesse caso vai ser mais complicada do que você pensa, porque a equipe não vai entender a real necessidade dele.
O Inbound Marketing faz essa segmentação para sua equipe, ao longo do tempo que o lead vai caminhando nessa estratégia você vai analisando em que ponto o lead se encontra e qual sua necessidade, desta forma, sua equipe de vendas vai ter mais informações sobre o lead e consequentemente a chance de realizar a venda aumenta.
A empresa se encontra em um relacionamento sério com o cliente <3
Além de preparar o público segmentado para uma equipe de vendas, o Inbound cria uma relação ao longo do tempo com esses leads com conteúdos relevantes.
Isso faz com que o público fique cada vez mais engajado com a empresa e se torne mais flexível para contatos da equipe de vendas.
Estratégia de Inbound Marketing
Agora que você entendeu o que é Inbound Marketing e também os seus benefícios, vamos apresentar algumas estratégias que podem ser utilizadas nela, confira:
Blog
A importância de ter um site já não é novidade para ninguém, ele faz com que sua empresa seja encontrada mais fácil por meios dos buscadores como Google e Yahoo, mas não basta apenas ter um site, você precisa ter um blog.
O blog é muito importante para quem quer ter uma estratégia de Inbound Marketing, com ele você vai começar a qualificar seu lead com conteúdos que sejam relevantes para eles, mas lembre-se não crie um blog para escrever qualquer tipo de conteúdo.
Pense que o blog vai ser o primeiro passo para a construção da qualificação do seu lead, por isso seu conteúdo tem que fazer sentido com o tipo de serviço ou produto sua empresa oferece.
E-book
O E-book vai ser uma ferramenta fundamental para a captação de leads e também complementar do blog.
Com o e-book você vai fazer a captação do lead, ou seja, colher as informações de quem está consumindo seu conteúdo pelo blog. Por exemplo, você vai disponibilizar o e-book para download no seu e-book ou alguma plataforma digital, mas para o lead baixar esse documento ele precisa colocar algumas informações, como:
- Nome
- Telefone
- Empresa em que trabalha
- Cargo
Percebeu que com isso você já vai ter o nome dele, 2 contatos, onde ele trabalha e qual o seu cargo. Isso facilita o processo para uma equipe de vendas.
Claro que essas opções de cadastro podem se adequar a sua necessidade, basta definir quais informações são relevantes para sua equipe de vendas ter.
Mas não se esqueça de que pedir informações demais pode espantar seu lead, então coloque somente o necessário e ao longo do tempo você vai colhendo mais informações sobre ele.
E-mail Marketing
Após você conseguir o lead por meio do e-book você vai precisar nutrir esse relacionamento e engajar cada vez mais seu futuro cliente. É agora que o e-mail marketing entra em ação dentro da sua estratégia de Inbound marketing.
Crie uma máquina de e-mail e um fluxo de conteúdos ricos para encaminhar para o seu lead, assim você vai nutrindo esse futuro cliente até o momento em que ele vai estar preparado para o contato do time de vendas.
Importante ressaltar que você não deve mandar e-mails a todo momento, até porque isso pode atrapalhar e incomodar o lead, assim criando um ponto negativo para a empresa. Tente entender como o seu lead consome seus conteúdos e defina as datas e horários para cada e-mail e análise o comportamento dele ao longo do tempo e vá adequando sua estratégia de e-mail marketing.
Redes sociais
Claro que elas não podem faltar na sua estratégia de Inbound marketing, as redes sociais são primordiais para criar relacionamento com seu público.
Uma boa prática para você utilizar nas redes sociais é a disseminação do seu conteúdo. Primeiro entenda o comportamento do seu público nas redes sociais e crie uma persona para sua empresa se comunicar com eles.
Aqui na Ez.Comuncia somos especialistas em estratégias de Inbound Marketing, se quiser saber mais, solicite um contato.